Medicina Esportiva

Orientação a pacientes com patologias como: problemas cardíacos, obesidade, soropositivos, diabéticos e asmáticos, sobre quais atividades praticar, intensidade do treino e avaliação antes do início, durante e após o exercício. - Tratamento de lesões - Análise e orientação antes do início da atividade física - Avaliação física completa e o diagnóstico do tipo ideal de esporte para seu biotipo - Controle de novos métodos de treinamento esportivo.

Dr. Leopoldo Donzelini

Nutrólogo
São José do Rio Preto

CRM/SP 188.392

Dr-Leopoldo-Donzellini,-Nutrólogo,-São-José-do-Rio-Preto

Agendar Consulta

Dr. Leopoldo Donzelini

Nutrólogo
São José do Rio Preto

CRM/SP 188.392

Logo-Roxa

Conheça a clínica Ella

Perguntas Frequentes

Há cada dia mais a medicina e outras áreas relacionadas à saúde vêm demonstrando cientificamente os benefícios de uma vida ativa. O papel do exercício físico tanto na prevenção de doenças, assim como no seu tratamento, tem sido amplamente demonstrados. Entretanto, observa-se hoje na nossa sociedade um aumento no consumo de alimentos não saudáveis e da inatividade física. O sedentarismo está presente em mais de 30% da população mundial, atingindo valores superiores a 50% em determinados países. Isso é preocupante, pois os exercícios são extremamente necessário para um estilo de vida saudável.

A inatividade física é um importante indicador de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, obesidade, alguns tipos de câncer (câncer de intestino e de mama), fraqueza músculo-esquelética, depressão, menor qualidade de vida. Quando comparamos uma população sedentária com outra um pouco mais ativa, que se exercita, mesmo em níveis menores que os recomendados (cerca de 90 minutos por semana), os mais ativos chegam a viver 3 anos a mais.
É extremamente importante determinar uma limitação de ordem médica, principalmente cardiovascular e ortopédica, que possam colocar em risco a pessoa que decide se exercitar de forma regular. Uma avaliação deve ser realizada visando identificar problemas ocultos, como a hipertensão arterial (pressão alta), arritmias cardíacas, obstrução ao fluxo nas artérias coronárias (risco de infarto), diabetes, e problemas ortopédicos que possam comprometer seu progresso no treinamento.
Pessoas que estão há um bom tempo inativas, sedentárias, devem iniciar os treinamentos após uma avaliação médica de um profissional, com experiência na área da Medicina do Exercício e do Esporte. Nós já sabemos que o exercício físico mal orientado pode comprometer toda a sua manutenção, levando a lesões osteo musculares precoces e a um maior risco de eventos cardiovasculares. Sendo assim, todo recomeço, após muito tempo de inatividade, deve ser feito de maneira gradativa, sempre respeitando os limites do seu corpo.
Além dos famosos exercícios aeróbicos, exercícios que promovem a aptidão neuromuscular, como o equilíbrio e a agilidade, devem ser recomendados para os idosos. E não esquecer de privilegiar os exercícios de força (musculação), evidentemente respeitando os limites individuais naturais ao envelhecimento, mas que permitam um aumento da capacidade em sua execução, como exercícios comuns na vida diária, tais como: carregar sacolas em compras, trabalhos domésticos e atividades laborativas.
Dr-Leopoldo-Donzellini,-Nutrólogo,-São-José-do-Rio-Preto

Leopoldo Donzellini

Nutrólogo
São José do Rio Preto

CRM/SP 188.392

Formas de agendar sua consulta: